A "República do Paraná", que investiga a corrupção na Petrobrás, se revela, cada vez mais, um núcleo ultra-tucano.
Vejamos.
Os delegados federais da Lava Jato são tucanos tão descarados que operam nas redes xingando Lula, o governo, e dando loas a Aécio Neves.
Até os réus presos, por supostamente pagarem propina a servidores da Petrobrás, são quase todos tucanos. Vide o caso deste último, executivo da Toyo Setal, Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, mencionado no último post.
O cidadão passou décadas mamando nos governos do PSDB, sabe-se lá com que tretas, aproveitando-se inclusive de ligações familiares, visto que seu primo, Marcos Mendonça, é um tucano de alta plumagem que sempre ocupou altos cargos em governos tucanos.
Aí o cara é pego num esquema da Petrobrás, e resolve delatar quem? O PT, é claro.
O outro réu que decidiu fazer delação premiada, Alberto Youssef, é um tucano das antigas. Fez-se na vida lavando dinheiro e operando sempre para o PSDB. Foi preso e condenado inclusive por isso. Aceitou a delação premiada, jogou a culpa nos outros, foi solto e correu de volta para o mundo do crime. Como é tucano, e tucano pode tudo, o juiz lhe deu outra chance de entrar no jogo da delação.
Seu advogado, Antonio Augusto Lopes Figueiredo Basto, tinha uma sinecura no governo do Paraná, do PSDB.
A Globo e Basto fizeram até tabelinha, para combinar uma narrativa bem legal, contra o PT, naturalmente.
E quem Youssef resolve delatar? O PT, óbvio.
Agora descobrimos que a própria família do juiz Sergio Moro é ligada ao PSDB.
Segundo apurado pelo site Poços 10, com apresentação de provas, sua esposa, a senhora Rosângela Wolff de Quadros Moro, presta assessoria jurídica ao governo do Paraná.
Para a coisa ficar ainda mais estranha, o escritório de sua esposa presta serviços à Shell, petrolífera estrangeira concorrente da Petrobrás.
Num mundo perfeito, onde as pessoas soubessem separar totalmente o público e o privado, não haveria nada demais.
Mas o mundo não é perfeito. E a operação Lava Jato se revela profundamente politizada.
É evidente que Sergio Moro está cercado por um antipetismo raivoso: no governo, na classe a qual pertence, na sua categoria profissional, no seio da família, na empresa da esposa, na grande mídia.
É muito difícil ser imparcial num ambiente assim.
O Brasil vive um "bolivarianismo" às avessas.
Acusa-se, injustamente, o chavismo de controlar as instituições democráticas para que estas trabalhem em prol do governo.
Aqui as instituições, ao invés de trabalharem em harmonia com o governo eleito, se esforçam para derrubá-lo.
Moro faz um jogo perigoso; ao determinar o que vaza e o que não vaza dos depoimentos, permite que aqueles mesmos que ele, como juiz, considera suspeitos, influenciem a agenda política nacional.
Esse é o maior absurdo.
Deixar bandidos pautarem a agenda política da sétima economia do mundo.
Depoimentos de delação premiada são sigilosos justamente para evitar o que está acontecendo. Acusações falsas, manipulação por parte dos delatores, assassinatos de reputação; enfim, todos os riscos inerentes à delação premiada.
Eu queria saber outra coisa.
Gerson Camarotti, da Globo, ainda não explicou o post que publicou no dia do penúltimo debate da campanha presidencial na TV.
Camarotti informou que Alvaro Dias, senador tucano do Paraná, e Aécio Neves, candidato do PSDB, tinham recebido a íntegra dos depoimentos de Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa, que incriminavam a cúpula do PT.
A informação era auto-acusatória.
O desespero do PSDB e da Globo lhes fez perder a prudência. Ora, então era assim? A Justiça do Paraná entrega aos tucanos tudo que eles querem? Ou seria pior? A Globo fazendo o jogo sujíssimo de Aécio, ameaçando Dilma e o PT com um blefe?
Era blefe e jogo sujo da Globo porque se o PSDB tivesse algo quente teria dado à Veja ou Globo antes da eleição. Uma coisa concreta poderia lhe garantir a vitória naquele momento.
Eu queria ver, no entanto, a Operação Lava Jato como um marco importante para o país, a oportunidade de mudarmos a cultura de corrupção iniciada há muito tempo e consolidada durante o regime militar, período no qual as atuais empreiteiras formaram uma espécie de cartel.
As mesmas empreiteiras, aliás, que sempre bancaram a mídia.
Ditadura, empreiteiras, mídia, filhos dos mesmos pais: a corrupção e o autoritarismo.
Se conseguirmos controlar os impulsos golpistas da mídia e do judiciário, que estão fazendo de tudo inclusive para melar a investigação, para depois gritarem pizza!, novamente botando a culpa no governo, a Lava Jato pode dar bons frutos.
A Petrobrás, por exemplo, criou algo que deveria ter feito há tempos. Uma diretoria especializada em detectar corrupção na estatal. A estatal, porém, continua desprezando iniciativas criativas de comunicação. O blog está lá, inerte, confuso e feio.
Dinheiro para investir em publicidade na mesma mídia que lhe acossa dia e noite, isso não falta.
Não eximo o governo e o PT de suas responsabilidades perante a corrupção. Só não concordo que a resposta seja derrubar a presidente ou paralisar o governo.
Falta o governo, através do Ministério da Justiça, fazer o que faz a Suécia, modelo neste sentido: criar núcleos de monitoramento anticorrupção para cada grande obra em andamento no país.
Quando tivermos um Ministro da Justiça, poderíamos pensar em alguma coisa assim.
A presidenta ou alguém do governo também poderia vir a público e nos refrescar a memória acerca de todas as ações que o governo já tomou e pretende tomar para combater a corrupção no país.
O silêncio do governo é enervante. Não pode contratar um porta-voz?
Apesar de tudo isso, não acredito em golpe. Nossa tradição conciliatória, que às vezes nos irrita tanto, por prolongar situações tensas por um longo período, também tem suas vantagens. O instinto golpista sossegará em breve.
Seria paranoia, além disso, achar que todas as instituições, cada uma em sua totalidade, estariam tomadas pelo golpismo, ou pelo ódio ao governo.
Não é assim, felizmente.
A maioria das pessoas, dentro das instituições, mesmo aquelas críticas ao governo, e ao PT, ainda tem suficiente bom senso para entender que o Brasil precisa de um mínimo de estabilidade institucional para poder avançar.
Em 2018, haverá outra eleição, e a oposição já provou a si mesma que pode ganhar.
É ingenuidade achar que a oposição vai deixar de bater no governo. Faz parte do jogo.
Apenas exigimos que a democracia e os direitos humanos sejam respeitados.
Que a justiça seja prudente, sábia e imparcial.
Que o combate à corrupção seja sincero, e não um subterfúgio para driblar a vontade popular.


Esse magistrado destemperado e odiento envergonha a Nação perante o mundo. Ele atende às vocações fascistas de seu pai, já falecido. É um doente mental!
ResponderExcluirViva o jui Sergio Moro!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirO bandidos piram.
ResponderExcluirViva Moro!
Sexta feira maravilhosa, como é bom ver a petralhada desesperada!
ResponderExcluirEntão, se o policial federal é psdbista não pode investigar o PT?
ResponderExcluirPara de mimimi.
Votei no PT, no Lula e na Dilma, mas o PT se corrompeu e tem que pagar.
Parem com essa retórica ridícula de perseguição se roubaram (e está sendo provado que roubaram) terão que pagar!
O problema está ai so o pt é investigado enquanto o aecio e o fhc ta ai numa Boa.
ExcluirVocê tem certeza do que fala, tem provas ou é mais um a fazer seu próprio julgamento?
ExcluirColega com todo o respeito, a investigação diz respeito a suspeitos de receberem propina e desviarem dinheiro da Petrobras, que foi usado na campanha do PT o que o Aécio tem haver com isso?
ExcluirVOCES SEGUIDORES DE LULA E SUA TURMA,ESTAO VENDO O ROMBO NO BRASIL, E AINDA ESTAO DEFENDENDO ESSES SANG SUGA,DEIXEN O MAGISTRADO TRABALHAR EM PAZ CUMPRIR A SUA FUNÇAO,PRENDER CORRUPTOS FILHOS DE CORRUPTOS MULHERES DE CORRUPTOS, MUITO BEM SENHOR DOUTOR MORO SOU NORDESTINO E ESTOU CANSADO DESSE LADROES SANG SUGAS ESTAREN SUGANDO NOSSA PATRIA QUE DEUS SEJA SEMPRE LOUVADO
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluiraprende a escrever primeiro!!!! vai tomar aulas de português, que vc ganha mais
ExcluirIsso aqui não é um espaço para aulas de ortografia; o tema aqui é política. Agora via tomar aula de ética e respeito!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCara, vcs tem problema mental.. com toda certeza..
ResponderExcluirViva Sérgio moro e que os petistas se afudam junto com o maior bandido do Brasil lula e viva bosonaro nosso futuro presidente
ResponderExcluirViva Sérgio moro e que os petistas se afudam junto com o maior bandido do Brasil lula e viva bosonaro nosso futuro presidente
ResponderExcluirVc é problema seu!!!
ResponderExcluirSergio Moro neles! Em breve o nove dedos será preso e a mortadela de vocês vai acabar!
ResponderExcluir"Não eximo o governo e o PT de suas responsabilidades perante a corrupção. Só não concordo que a resposta seja derrubar a presidente ou paralisar o governo."
ResponderExcluirPorra, voce ta de sacanagem? essa frase é a coisa mais sem sentido que ja li na minha vida. Uma presidente que diz nao saber o que acontece debaixo do seu nariz, nao consegue gerir nada, nao termina um discurso sem falar uma perola e ainda deve permanecer?
Deve continuar e vai continuar, duvido muito que você saiba tudo que se passa na sua casa com seus familiares.
ExcluirDeve continuar e vai continuar, duvido muito que você saiba tudo que se passa na sua casa com seus familiares.
ExcluirPenso que os que deveriam ser investigados na integra não estado. Então chego a conclusão de que essa investigação feita ao Lula e sim um golpe da oposição.
ResponderExcluirE daí? Tem coisa melhor para falar?
ResponderExcluirE daí? Tem coisa melhor para falar?
ResponderExcluirEu sou Lula voto nele sim que venha Lula..ele é o próximo presidente do Brasil
ResponderExcluirLula neleees, todos falam ,comentam ,xingam mais esquecem de muitas coisas : desde quê o pt começou a governar esse país o pobre negro ,pardo sabem o que é uma faculdade ,viajam de avião,os direitos das domésticas foi obtido ,deixando de ser escravas da minoria rica e nojenta desse país.Porisso essa luta toda pra tirar o PT ,por um único motivo ñ dá direitos da população mais desprotegidos de ñ ter acesso a nada.
ResponderExcluirLula neleees, todos falam ,comentam ,xingam mais esquecem de muitas coisas : desde quê o pt começou a governar esse país o pobre negro ,pardo sabem o que é uma faculdade ,viajam de avião,os direitos das domésticas foi obtido ,deixando de ser escravas da minoria rica e nojenta desse país.Porisso essa luta toda pra tirar o PT ,por um único motivo ñ dá direitos da população mais desprotegidos de ñ ter acesso a nada.
ResponderExcluirPessoal, sou Rosário, advogada popular. Se de fato Moro é casado com a assessora do PSDB e ele é filiado ao PSDB, juridicamente ele não poderia estar atuando no processo por causa do Instituto da suspeição. Esta informação precisa chegar aos advogados de Lula. É muito séria. Quanto ao fato de ele ser filiado, já foi comprovado pois o registro dele se encontra no site do TSE. Os advogados de Lula têm que acionar o CNJ. Alguém tem o contato deles?
ResponderExcluirhttp://www.conjur.com.br/2015-ago-24/moro-jornalistas-noticias-falsas-caluniosas
ExcluirPelo amor de Deus. Defender bandido não, né! Parece que não querem enxergar. Não sou a favor de tucanos, mas ficar a favor de Lula não dá.
ResponderExcluirPelo amor de Deus. Defender bandido não, né! Parece que não querem enxergar. Não sou a favor de tucanos, mas ficar a favor de Lula não dá.
ResponderExcluirhttp://www.boatos.org/politica-2/balela-mulher-de-sergio-moro-juiz-da-lava-jato-e-advogada-do-psdb.html
ResponderExcluirhttp://www.boatos.org/politica-2/balela-mulher-de-sergio-moro-juiz-da-lava-jato-e-advogada-do-psdb.html
ResponderExcluirhttp://www.conjur.com.br/2015-ago-24/moro-jornalistas-noticias-falsas-caluniosas
ResponderExcluiracho que não vai demorar outros blogueiros receberem suas intimações.
ExcluirÉ proibido casa com advogada tucana? Você têm que melhorar, e muito, seus argumentos...
ResponderExcluirVer esquerdista se morder de ódio é motivo de grande alegria para mim. O desepero de um petista é a alegria da nação.
ResponderExcluirVIVA MORO! LULA PRESO! DILMA PRESA! FECHAMENTO DO PT!
Companheirada cambada de vagabundos... vão trabalhar.
ResponderExcluirSinceramente, não imaginava que houvessem tantos cegos nesse país! Pela primeira vez, com a independência do Poder Judiciário, surge um REDENTOR chamado Sérgio Moro. É preciso "cair na real": não tem volta: quem roubou, prevaricou vai ser punido. QUEM VIVER, VERÁ!
ResponderExcluirAFF!!! Vejo tanto roubo desse partido e ainda tem gente que defende? É estar muito cego mesmo, mil vezes me poupe
ResponderExcluir