Pular para o conteúdo principal

Especialista russo: Lula foi condenado para entregarem a Petrobras


Da Agência Sputinik - O especialista do Instituto da América Latina da Academia de Ciências da Rússia, Aleksandr Kharlamenko, em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, comentou o julgamento de Lula, bem como os processos ao redor da petrolífera estatal Petrobras, empresa que está impregnada nos escândalos de antigos e atuais presidentes do Brasil. 


De acordo com Kharlamenko, a sentença foi dada para uma das cinco acusações, sendo esta a menos séria e a mais inconsistente. A sentença foi dada pelo juiz Sérgio Moro, que, segundo o especialista, é um antigo inimigo de Lula, que já há um ano vem tentado condená-lo.

O ex-presidente foi acusado, no âmbito da operação Lava Jato, de receber propina da empreiteira OAS em troca de favorecimentos em contratos com a Petrobras.Segundo os acusadores, entre as vantagens recebidas estaria a compra e reforma de um apartamento tríplex no Guarujá, em São Paulo, que Lula nega ser de sua propriedade. A condenação é em primeira instância e, por isso, cabe recurso.


Mesmo o Ministério Público, que incitou o processo contra Lula sobre a propina em questão, queria suspender seu requerimento. Os advogados de Lula e ele próprio também apresentaram provas quanto à inexistência de crime, já que o apartamento foi transferido para uma fundação federal.

Nem só os defensores, mas também os acusadores julgam que este processo não possui motivos suficientes, sendo que as outras quatro acusações até agora não há sentenças.

Aleksandr Kharlamenko julga que a razão principal para condená-lo trata-se de uma tentativa de "afastar Lula da vitória garantida nas próximas eleições e com grande vantagem".
O especialista russo afirma que todos estes jogos políticos com presidentes são realizados pela oposição de direta, que se opõe fortemente à Dilma e a Lula, sempre sabotou as reformas dos dois e, no momento atual, quer pôr em prática a mesma coisa com o presidente Temer. Segundo o especialista, Michel Temer pode ser afastado temporariamente e depois completamente, caso haja provas de suas acusações. 

A petrolífera estatal Petrobras não ficou de fora do clico de demissões e substituições.

"Tudo isso alveja primeiramente a privatização do setor estatal, em particular, da Petrobras. Ao fundo destas acusações, Petrobras já foi forçada a realizar reformas sérias, bem como a aumentar a participação do capital privado, o que afetou muito os diretos dos trabalhadores", disse Kharlamenko.
A declaração de sentença para Lula, que pode ser chamado de "criador do movimento sindicalista em massa no Brasil" coincide com a adaptação da lei sobre a Reforma Trabalhista no Senado Federal.

Assim, os trabalhadores podem perder todos seus direitos que foram alcançados por quase 100 anos de luta severa, julga o especialista.

Este dito processo visa submissão de uma das maiores economias da América Latina ao capital transnacional de origem norte-americana, concluiu o especialista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brizola: Se a Globo for a favor, somos contra. Se for contra, somos a favor

Uma das inesquecíveis personalidades políticas que o Brasil já teve, não pode ser esquecida, ou melhor, tem que ser constantemente, relembrada. É dizer: a pessoa que lutou ferozmente contra a ditadura, foi exilado e tem um grandioso currículo, seu nome: Leonel Brizola! O discurso Brizolista Brizola era facilmente reconhecido por sua forma de falar e por seu pensamento. Sua fala, carregada do sotaque e de expressões gaúchas que parecia cultivar, era quase que uma marca registrada. Não era difícil imitá-lo. Sua retórica era inflamada. Não perdia oportunidade para criar caricaturas verbais de seus oponentes, como ao chamar Lula de “Sapo Barbudo”, Paulo Maluf de “Filhote da ditadura” e Moreira Franco de “Gato Angorá”. Era um orador carismático, capaz de provocar reações fortes entre partidários e adversários. Seu discurso era baseado em pontos como a valorização da educação pública e a questão das “perdas internacionais” (pagamento de encargos da dívida externa e envio de lucros ao exter...

Com receio de nova vaia, Temer resiste a participar de encerramento da Olimpíada

Com receio de enfrentar novas vaias, o presidente interino, Michel Temer , tem manifestado resistência em participar da cerimônia de encerramento da Olimpíada, marcada para 21 de agosto no Estádio do Maracanã. A preocupação é que, às vésperas da fase final do processo de impeachment no Senado Federal, uma manifestação pública contrária ao peemedebista cause um desgaste desnecessário à imagem do presidente interino. No entorno do peemedebista, há tanto auxiliares que defendem a sua participação no evento mundial como assessores que pregam que ele se dedique à votação no Senado Federal. Os que defendem a sua viagem ao Rio de Janeiro dizem que sua participação é essencial para iniciar relações do novo governo com o Japão, uma vez que é esperada a participação do primeiro-ministro Shinzo Abe. Um encontro bilateral entre Temer e Abe vinha sendo até mesmo articulado pelo Palácio do Planalto com o objetivo de viabilizar uma visita do presidente interino ao país oriental no final deste ano. ...

Em 84, Brizola já alertava sobre ilegitimidade de governo sem voto

Recolho da página Face da Legalidade , que o encontrou num vídeo do Instituto Vladimir Herzog , o trecho de uma fala de Leonel Brizola no comício das Diretas, em 1984, na Praça da Sé, que parece ter sido dita pensando nos dias de hoje. Mas é um conceito permanente, porque não há governar de outra forma um país como o nosso: “Governo neste país só será estável, só poderá existir mesmo, é com o voto do povo brasileiro”. Confira vídeo abaixo: