Pular para o conteúdo principal

Especialista russo: Lula foi condenado para entregarem a Petrobras


Da Agência Sputinik - O especialista do Instituto da América Latina da Academia de Ciências da Rússia, Aleksandr Kharlamenko, em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, comentou o julgamento de Lula, bem como os processos ao redor da petrolífera estatal Petrobras, empresa que está impregnada nos escândalos de antigos e atuais presidentes do Brasil. 


De acordo com Kharlamenko, a sentença foi dada para uma das cinco acusações, sendo esta a menos séria e a mais inconsistente. A sentença foi dada pelo juiz Sérgio Moro, que, segundo o especialista, é um antigo inimigo de Lula, que já há um ano vem tentado condená-lo.

O ex-presidente foi acusado, no âmbito da operação Lava Jato, de receber propina da empreiteira OAS em troca de favorecimentos em contratos com a Petrobras.Segundo os acusadores, entre as vantagens recebidas estaria a compra e reforma de um apartamento tríplex no Guarujá, em São Paulo, que Lula nega ser de sua propriedade. A condenação é em primeira instância e, por isso, cabe recurso.


Mesmo o Ministério Público, que incitou o processo contra Lula sobre a propina em questão, queria suspender seu requerimento. Os advogados de Lula e ele próprio também apresentaram provas quanto à inexistência de crime, já que o apartamento foi transferido para uma fundação federal.

Nem só os defensores, mas também os acusadores julgam que este processo não possui motivos suficientes, sendo que as outras quatro acusações até agora não há sentenças.

Aleksandr Kharlamenko julga que a razão principal para condená-lo trata-se de uma tentativa de "afastar Lula da vitória garantida nas próximas eleições e com grande vantagem".
O especialista russo afirma que todos estes jogos políticos com presidentes são realizados pela oposição de direta, que se opõe fortemente à Dilma e a Lula, sempre sabotou as reformas dos dois e, no momento atual, quer pôr em prática a mesma coisa com o presidente Temer. Segundo o especialista, Michel Temer pode ser afastado temporariamente e depois completamente, caso haja provas de suas acusações. 

A petrolífera estatal Petrobras não ficou de fora do clico de demissões e substituições.

"Tudo isso alveja primeiramente a privatização do setor estatal, em particular, da Petrobras. Ao fundo destas acusações, Petrobras já foi forçada a realizar reformas sérias, bem como a aumentar a participação do capital privado, o que afetou muito os diretos dos trabalhadores", disse Kharlamenko.
A declaração de sentença para Lula, que pode ser chamado de "criador do movimento sindicalista em massa no Brasil" coincide com a adaptação da lei sobre a Reforma Trabalhista no Senado Federal.

Assim, os trabalhadores podem perder todos seus direitos que foram alcançados por quase 100 anos de luta severa, julga o especialista.

Este dito processo visa submissão de uma das maiores economias da América Latina ao capital transnacional de origem norte-americana, concluiu o especialista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desmascarando o passado nebuloso de Bolsonaro

Jair Bolsonaro, deputado federal do Rio de Janeiro, está despontando para ser o candidato da ultra-direita a corrida presidencial em 2018, com uma legião que o segue e idolatra cegamente, o deputado vem ganhando mídia por seus posicionamentos conservadores. Com a alcunha de "mito" por se dizer totalmente honesto, Bolsonaro possui um passado um pouco tanto nebuloso e que pode ludibriar totalmente quem não conhece sua história.  Confira no vídeo abaixo um pouco mais sobre o "Bolsomito": 

Manifestantes anti-Lula agridem defensores do ex-presidente.

PRIMEIRO CONFRONTO Segundo movimentos sociais, a pedra que feriu a militante da CMP partiu de manifestantes contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela foi levada para a enfermaria do fórum. O ato pró-Lula foi organizado pela Frente Brasil Popular, que reúne entidades sociais e sindicais, entre elas a CUT. A central sindical levou para a capital paulista grupos da CUT de diversos estados como Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Mato Grosso. Representantes de partidos — PT, PC do B e PCO — também participam do protesto. No lado anti-Lula, estão pessoas ligadas ao Movimento Brasil Livre (MBL). Três deputados federais do PT foram ao fórum: Wadih Damous (RJ), Paulo Pimenta (RS) e Paulo Teixeira (SP), este último responsável pelo pedido de suspensão junto ao CNMP. Os participantes foram separados por pelo menos 5 metros, em uma barreira montada pela Polícia Militar. A moça machucada foi identificada como Fernanda, da CMP Fazenda da Juta. Leia mais sobre

Juristas ingleses dizem que Lava Jato afronta Estado de Direito

Para os analistas ingleses, vários padrões internacionais de direitos humanos, inclusive tratados dos quais o Brasil é signatário, são desrespeitados. O uso generalizado de prisões anteriores a um julgamento afronta os princípios mais básicos do Estado Democrático de Direito. Por isso, a forma com que a operação “lava jato” vem sendo conduzida pela Justiça Federal “levanta sérios problemas relacionados ao uso de prisões processuais, o direito ao silêncio e à presunção de inocência”. A conclusão é de um parecer escrito por advogados da banca britânica Blackstone Chambers, sob encomenda dos escritórios que patrocinam a defesa dos executivos da Odebrecht na “lava jato”. Eles foram chamados a analisar as prisões processuais “no contexto da ‘lava jato’ [ou Car Wash, como traduziram]” e confrontá-las com os tratados internacionais e com as tradições do Direito Comparado. Para os advogados ingleses, a condução da operação tem violado os princípios da presunção de inocência e o direit